top of page
logotipo2.png
goldenbsv.jpg

GOLDEN NOTES, TOKENS DE OURO CERTIFICADO SOBRE BITCOIN 

Como investidores qualificados, desenvolvedores de blockchain, criadores de sistemas e entusiastas usuários de modelos alternativos de troca em acordos voluntários e livres, através do Bitcoin e outros ativos digitais intangíveis executados sobre tecnologia BFT (Resistente a Falhas Bizantinas), vivemos dez anos de experiência no uso da tecnologia blockchain em um sistema livre, não manipulado nem censurado. É hora de oferecer soluções tecnológicas em ativos digitais intangíveis para simplificar as transações econômicas, a informação contratual e até mesmo as transações de conhecimento e informação com rastreabilidade que podem ser executadas sobre o protocolo Bitcoin. Somos divulgadores desde seus começos do protocolo original que Satoshi Nakamoto nos legou e que recebeu consenso global. 

Transcrevemos e avaliamos cotidianamente em nossa prática de troca o White paper de Satoshi Nakamoto do final de 2008, que copiamos aqui em sua introdução e conclusões: 

“Uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico permitiria que pagamentos online fossem enviados diretamente de uma parte para outra sem passar por uma instituição financeira. Assinaturas digitais fornecem parte da solução, mas os principais benefícios são perdidos se um terceiro confiável ainda for necessário para evitar a duplicação de gastos. Propomos uma solução para o problema da duplicação de gastos usando uma rede peer-to-peer. A rede registra as transações em uma cadeia contínua, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer o trabalho de todos os blocos subsequentes. A cadeia mais longa não apenas serve como prova da sequência de eventos testemunhados, mas também como prova de que veio do maior pool de poder de CPU. Enquanto a maioria do poder de CPU for controlada por nós que não estão cooperando para atacar a rede, eles gerarão a cadeia mais longa e superarão os atacantes. A rede é segura enquanto nós honestos coletivamente controlarem mais poder de CPU do que qualquer grupo cooperativo de atacantes.” 

Golden Notes é a convergência entre a tecnologia Bitcoin, que permite obter resultados verdadeiros sem validadores centralizados através do consenso Nakamoto descrito acima, e a reserva de valor mais antiga, estável, segura e universal: o OURO. 

Golden Notes unifica o registro digital de um ativo na blockchain do Bitcoin, com o ouro como ativo universal de reserva de valor do capital natural por meio de um token de pagamentos voluntários. 

O Bitcoin em sua versão original não é apenas uma "criptomoeda", mas o protocolo mais importante até o momento para registrar e preservar todo tipo de informação desde a invenção do papel, do rolo de papiro, do códice, do livro ou do formato PDF/A de sistemas de arquivos digitais. 

Referência: Bitcoin: A peer to peer electronic cash system. 

APRESENTAÇÃO DOS GOLDEN NOTES 

Golden Notes é um ativo virtual criptográfico desenvolvido por meio de tecnologia blockchain - DLT ou tecnologia de registro distribuído. 

Golden Notes é definido como um ativo digital título valor equivalente a um grama de Ouro. Além das características herdadas do protocolo Bitcoin, Golden Notes possui características que definem seu uso como um ativo virtual intangível, negociável, de caráter privado, e serve como um token de pagamento. 

Características: 

  • Fungível: Cada Unidade de Golden Notes está equiparada ao valor de 1 grama de ouro, o token é uma segunda camada do valor das reservas de ouro 99,99 em cofre da Golden Notes e nas reservas em jazidas minerais de ouro. Essas reservas são o colateral subjacente de Golden Notes. Cada emissão é possível quando a Golden Notes concorda com a propriedade ou o usufruto do solo com permissões de prospecção, exploração e exploração do subsolo com mineral de ouro. A obtenção do certificado dos superficiários que suportam as emissões do ativo digital é gerida, e as reservas adicionais para novas emissões como colateral subjacente de respaldo serão obtidas subsequentemente, desenvolvendo a certificação de outros superficiários, permitindo ter segurança e fungibilidade certificada, além da garantia de ter este ativo da economia real com certificação e reserva de capital natural. 

  • Divisível: Cada Token de Golden Notes se equipara ao valor de um grama de ouro, que por sua vez é dividido em 10.000 partes iguais que chamamos de quarks (cada quark equivale a 100 microgramas de ouro), suficientemente pequenas para permitir microtransações. Golden Notes permitem transferir entre pares o ativo virtual em tempo real a um custo próximo de zero. 

  • Portátil: O aplicativo web da Golden Notes permite que seus detentores enviem e recebam Golden Notes com contrapartes em qualquer lugar do mundo em tempo real, de forma instantânea, ou guardem suas Golden Notes em carteiras pessoais, 

  • chaves criptográficas privadas custodiadas e acessíveis apenas através de sua conta pessoal do Google. 

  • Reserva de Valor: Golden Notes se equipara ao valor do ouro, qualquer pessoa pode utilizá-los livremente como ativo de refúgio baseado na economia estável e robusta do ouro contra a inevitável desvalorização das moedas fiduciárias e a indesejável volatilidade dos cripto ativos. Cada detentor de Golden Notes tem, por definição, um ativo digital que representa o valor de um grama de ouro e, uma vez adquiridos pela primeira vez, têm respaldo em reservas de ouro físico 99,99 por 70% do total do ativo. Golden Notes é depositário, proprietário e custodiante do ouro físico que se encontra em cofre de Bancos Custódios AA +. Golden Notes são reserva de valor não apenas por seu respaldo em ouro físico, mas porque o ativo digital é construído para ser um "payment token", colateral subjacente de um sem-número de outros tokens que podem ser movimentados em qualquer área da ação humana. O ouro, representado pelas Golden Notes, é o padrão de preços desse macro-sistema. 

  • Unidade de Conta: O ouro tem sido utilizado como forma de pagamento por milhares de anos, no entanto, apesar das enormes vantagens que possui, hoje em dia não é um padrão de preços por convenção, o que torna difícil para o público em geral entender a equivalência entre uma determinada quantidade de ouro e os bens ou serviços que adquire cotidianamente. Golden Notes permite que você tenha um investimento equivalente ao ouro e o utilize como unidade de conta em troca de qualquer bem ou serviço, enquanto expressa a quantidade na moeda local, ao padrão ao qual está habituado. Ao usar as equivalências em tempo real, você pode entender qual é seu poder de compra em termos da moeda fiduciária do ambiente em que se encontra. 

  • Meio de Troca: Dado que Golden Notes é um certificado digital negociável, a propriedade pode ser transferida utilizando as assinaturas digitais que ficam registradas na Blockchain do Bitcoin SV. Quem puder assinar uma determinada transação é o detentor de Golden Notes e o único que pode ceder sua propriedade em favor de um terceiro, utilizando o endereço de chave pública de quem deseja transferir e assinando a transação com sua própria chave privada. A plataforma Golden Notes permite executar essas operações a partir de uma interface projetada pensando na facilidade de uso, proporcionando uma experiência agradável ao usuário e o melhor nível de segurança. 

  • Aquisição Fácil: Carregar as carteiras de Golden Notes é muito fácil através do aplicativo web em golden-notes.com; o usuário deve se registrar na plataforma para obter uma ou várias carteiras que permitem enviar, receber e preservar suas Golden Notes.  A partir do mesmo aplicativo, as carteiras podem ser carregadas pela conversão de Bitcoin SV em Golden Notes, ou adquirindo Golden Notes em acordo voluntário entre partes em troca de outra moeda fiduciária ou ativo digital. 

  • Liquidez: Os Golden Notes não aparecem listados nas diferentes exchanges de criptomoedas e a razão é simples: não foram projetados para ser um ativo que se mova no mercado especulativo, mas sim no setor real. Uma vez carregados em sua conta, o usuário tem associados à sua chave privada uma quantidade de Golden Notes com valor equiparável ao ouro que são negociáveis no ambiente peer to peer da plataforma golden-notes.io e em outras plataformas de intercâmbio comercial real que os adotaram. No entanto, se um usuário desejar obter de volta Bitcoin SV a partir de Golden Notes, é possível fazê-lo através da plataforma golden-notes.io, o que gera uma taxa, como é lógico. 

O Bitcoin SV pode ser trocado por outros cripto ativos ou por dinheiro fiduciário nas diferentes plataformas fintech disponíveis para isso. 

 

TEORIA ECONÔMICA EM GOLDEN NOTES. 

Acreditamos na liberdade individual como um fator necessário para a vida em harmonia com o capital natural. Nesse sentido, nossa proposta de planejamento econômico se concentra em não planejar, mas em produzir tecnologia que melhore o comércio livre entre os seres humanos. Nossa prática de vida considera a liberdade como uma necessidade intrínseca do ser, e acreditamos, como Carl Menger, que a ciência econômica se deriva da lógica filosófica. 

Golden Notes compartilha postulados de sua obra O Origem do Dinheiro, ao resgatar as propriedades do bom dinheiro, seja como meio de troca ou como depósito de valor: 

  • Demanda não monetária prévia: ou seja, deve tratar-se de bens que tenham uma demanda além de seu uso monetário, pois seu valor não monetário é anterior ao uso monetário. 

  • Acessibilidade: deve ser possível obter esse determinado bem e, além disso, sua obtenção e exploração não devem estar juridicamente restritas. 

Facilidade de transformação: para sua utilização como unidade de conta, deve ser possível seu desentesouramento em porções homogêneas. 

  • Atesorabilidade: tanto em relação à conservação de valor ao longo do tempo quanto à possibilidade de resgatar uma parte sem diminuir o valor do dinheiro restante. 

  • Escassez relativa: especialmente em relação ao dinheiro como depósito de valor, uma vez que um grande aumento na produção global reduziria significativamente o patrimônio pessoal. 

  • Estabilidade de valor: diante de mudanças geográficas, temporais ou de quantidade. 

No entanto, um bem pode cumprir funções parciais do dinheiro, mesmo que não seja estável diante de mudanças espaciais, temporais e de quantidade ao mesmo tempo. O melhor exemplo é o dinheiro fiduciário atual, que conseguimos entender e que nos deixa amarrados a parcialidades, imposições, regras fictícias e contabilização de bolhas inexistentes na vida econômica real dos seres humanos. 

Murray Rothbard nos gritava da visão libertária que “Uma mercadoria que é utilizada de forma generalizada como meio de troca é definida como dinheiro. É evidente que, enquanto o conceito de 'meio de troca' é preciso, e a troca indireta pode ser claramente separada da troca direta, o conceito de 'dinheiro' é menos preciso. O ponto em que um meio de troca entra em uso 'comum' ou 'geral' não é estritamente definível, e se um meio é um dinheiro ou não, só pode ser decidido por meio da pesquisa histórica e do julgamento do historiador.” 

Os benefícios proporcionados por um bem em seu uso como dinheiro não deveriam precisar que sejam proporcionados por seu valor não monetário, dizem os defensores do free banking ou das criptomoedas sem colaterais subjacentes, pois afirmam que, cumprindo algumas das características do bom dinheiro vistas anteriormente, poderia cumprir perfeitamente a mesma utilidade. 

Agora, a capacidade que o sistema de reserva fracionária dos bancos centrais e governos têm de diminuir a atividade econômica, redimensionar as regulamentações burocráticas e aumentar a especulação por manipulação da emissão monetária de dinheiro fiduciário sem reserva de valor real respaldada em ativos de capital natural como o Ouro, nos deixa claro que os indivíduos, de forma privada, poderiam entrar na mesma lógica de troca sem um valor realmente assegurado, distorcendo o necessário sistema de preços. É para resolver esse dilema que o Golden Notes foi criado, permitindo assim transações livres, instantâneas, cumprindo com os parâmetros do bom dinheiro que nos legaram nossos ancestrais, e com o Ouro como reserva de valor e padrão monetário de conta. 

Se o dinheiro, como qualquer outro bem, deriva seu valor dos benefícios que oferece, é difícil imaginar por que é necessário que esses benefícios tenham antecedentes. O fato de que uma criptomoeda permita transações pseudônimas, irreversíveis, a um custo menor e em menos tempo, é um atributo suficiente para lhe dar valor sem a necessidade de um "precursor"? 

As criptomoedas, tokens e notas estruturadas digitais não representam um desafio para o Teorema da Regressão de Mises, mas sim uma confirmação. Em seu nascimento, ofereceram características úteis que lhes deram "usos" interessantes, o que resultou em uma demanda que não existia antes de sua criação, e essa demanda surge dos benefícios que sua utilização oferece em relação ao dinheiro convencional. O Bitcoin é útil como meio de troca na medida em que suas propriedades são apreciadas como meio de troca: escasso, difícil de falsificar, homogêneo, transportável, divisível, e é a utilidade percebida desses benefícios que faz com que o Bitcoin seja valorizado sem ter tido uma demanda não monetária prévia. No entanto, o Bitcoin não pode se constituir em um padrão de preços enquanto seu valor permanecer flutuando de maneira tão violenta devido ao seu uso no mercado especulativo. 

Golden Notes resolve os dilemas anteriores, não por sua utilidade monetária, mas por suas qualidades como meio de troca (em contínua, mas limitada expansão e claramente superior ao dinheiro fiduciário), unidade de conta e depósito de valor estável, sendo utilizado como ativo de refúgio baseado em ouro certificado. 

Devido à sua própria natureza, onde os custos de intercâmbio de ativos digitais intangíveis são realmente baixos, abre-se um enorme leque de possibilidades que nos coloca diante de uma etapa histórica empolgante no que diz respeito à teoria monetária, permitindo dar valor à economia baseada em recursos do capital natural em constante possibilidade de desenvolvimento de tokens fungíveis que resolvam necessidades de intercâmbio, financiamento, reserva de valor, aquisição futura ou opção de compra através de contratos inteligentes sobre o protocolo Blockchain, via o conceito original de Satoshi Nakamoto respaldado pelo melhor ativo que os seres humanos descobriram como reserva e refúgio de valor: o Ouro. 

Emitimos Golden Notes para circular e colaborar na criação de uma economia que unifica o padrão Ouro e a rastreabilidade, transparência e registro indelével da blockchain com a eficiência instantânea da troca transacional a um custo muito baixo. 

Da teoria do valor marginal à ação humana: intercâmbio entre pares para a soberania financeira. 

Nossa proposta diante da emissão monetária desproporcional e dos problemas que os bancos centrais e o sempre presente déficit fiscal geraram é retomar o padrão ouro como o meio de troca natural historicamente adotado por várias civilizações, que também o utilizaram como ativo de refúgio. Atualmente, é necessário não apenas para atesorar e trocar, mas também para conservar, regenerar e valorizar o capital natural por meio do uso do padrão ouro e da tecnologia blockchain que temos disponível. Além disso, busca-se incorporar outros valores do ouro como colateral subjacente baseado em ativos da economia real vinculados ao capital natural. Nesse contexto, prioriza-se a teoria do valor e a emissão monetária seguindo as máximas de Ludwig Von Mises, que alertou sobre o flagelo da inflação causada pela emissão descontrolada de grandes bolhas de fluxos de fundos por parte dos Bancos Centrais em conivência com os governos estaduais, o que destrói o poder de compra e a qualidade de vida da população. Von Mises expressou essa preocupação afirmando: “A inflação é o verdadeiro ópio do povo”. 

Nos concentramos em promover a livre determinação do intercâmbio de ativos, baseando o padrão de preços no padrão OURO e utilizando o sistema de transferência e rastreabilidade da blockchain, que permite que os indivíduos transfiram livre e voluntariamente a propriedade em seus intercâmbios comerciais. 

Como consequência, elimina-se a necessidade de um monopólio sobre a emissão de dinheiro e permite-se o livre intercâmbio. Isso visa resolver um problema muito ignorado pela população, mas sempre presente. A esse respeito, Friedrich Hayek 

expressou sua preocupação da seguinte forma: “Duvido que algum monopólio tenha causado tanto dano quanto o monopólio da emissão de dinheiro”. 

Como consciências individuais, sempre seremos livres para escolher preservar a vida e apoiar uns aos outros com nossos semelhantes, reconhecendo a harmonia dos opostos para desenvolver ao máximo nossas capacidades. Isso inclui o intercâmbio entre pares, com liberdade e igualdade de direitos, para comercializar e valorizar os frutos do nosso conhecimento, esforço, trabalho e dedicação. Esta é a razão pela qual promovemos veementemente o livre intercâmbio de bens, serviços e ativos, respaldando as transações por um meio de troca justo, com o ouro como garantia de valor em um ambiente de intercâmbio digital. 

ORIGEM DOS GOLDEN NOTES 

Golden Notes tem suas origens na noite dos tempos, quando o homem, por interação social e livre arbítrio individual, conseguiu resolver seus intercâmbios econômicos por meio da troca e adotou o Aurus como padrão monetário de unidade de conta e medida de valor. 

Essas práticas de interação social transmitidas e executadas ao longo da história consolidaram o conhecimento em teoria econômica e proporcionaram soluções práticas para o comércio e a satisfação das necessidades de comunidades e indivíduos. 

Golden Notes, como solução para o desafio da troca justa, baseia-se no legado de tantos empreendedores, comerciantes, cientistas, inventores, economistas e filósofos da economia, cujas ideias temos em mente ao redimensionar a economia baseada em recursos do capital natural que podem ser medidos, valorizados e transmitidos globalmente por consenso universal. 

Neste ponto, destaca-se a teoria subjetiva do valor dos bens enunciada por Diego de Covarrubias e Leyva, que disse que “o valor de uma coisa não depende de sua natureza objetiva, mas da estimativa subjetiva dos homens”, assim como a vida determina a consciência dos seres e a vida está no aqui e agora: mente, corpo e espírito. Cada um tem uma percepção subjetiva de seu desejo, pois pode precisar de um bem hoje, mas avaliá-lo com outro valor amanhã. Nesse sentido, verifica-se a metáfora de Heráclito de Éfeso: “tudo flui, tudo está em movimento e nada dura eternamente, por isso ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, porque o mesmo flui e cada homem também”. 

E justamente concedendo a devida importância à percepção subjetiva do agora, Martín de Azpilicueta dizia que “os bens presentes são mais valorizados do que os bens futuros”. 

Embora o valor das mercadorias seja subjetivo, cada percepção individual multiplicada por N participantes do mercado se reflete no sistema de preços. O 

padrão de medição desse sistema, que por definição também é uma mercadoria, deve ser, portanto, a mercadoria com o preço mais estável possível. O ouro tem a virtude de ser um metal escasso, cuja exploração requer um trabalho árduo, mas sua crescente demanda estimula o esforço necessário para sua obtenção. Isso resulta em uma mercadoria com um preço muito estável e apropriado para ser um padrão de valor justo para todas as outras mercadorias. 

Não acontece o mesmo com o dinheiro fiduciário, cuja emissão não depende do trabalho, mas do critério de um emissor central, que ao modificar as taxas de juros substitui a percepção de milhões de usuários do dinheiro por uma apreciação discricionária de seu valor ao longo do tempo. Este é a origem dos fenômenos inflacionários ou deflacionários. Golden Notes foi criado para dar solução aos efeitos distorcedores da inflação, assim honramos Juan de Mariana, que ensinou que “a inflação é um efeito da manipulação das moedas pelos governantes”. 

Esses teóricos escolásticos da escola de Salamanca no século XVI trouxeram o fogo sagrado inicial que cimentou os valores e princípios fundacionais de nossa teoria monetária, e que levamos à prática em uma solução tecnológica que se baseia na crença de que todos os fenômenos sociais são explicáveis pelas ações dos indivíduos que, em livre arbítrio, cumprem suas obrigações, responsabilidades e criam bens ou serviços de melhor qualidade a um preço razoável para os outros no mercado, em uma sociedade cujos princípios fundamentais são a propriedade privada, o mercado sem intervenção estatal, a livre concorrência, a divisão do trabalho e a cooperação social. 

BLOCKCHAIN SUBJACENTE E ESTABILIDADE DO PROTOCOLO DE GOLDEN NOTES AO LONGO DO TEMPO 

Golden Notes propõe interagir por meio de um título de valor de segunda camada, cuja existência não depende de um servidor, mas existe em “blockchain”, transferível eletronicamente e representativo de um ativo de primeira camada, a reserva mais antiga e estável que o homem descobriu: o ouro.

Como ativo subjacente, o ouro devidamente certificado é, sem dúvida, o mais apropriado para criar a primeira camada de valor de um sistema monetário. 

Se utilizados como meio de troca, os Golden Notes constituem, por definição, um ativo virtual intangível cumprindo a função de token de pagamento. Mas para que essa forma de intercâmbio de valor seja válida, deve, assim como o ouro subjacente, ser durável. 

Pela observação objetiva, concluímos que enquanto existir a necessidade de trocar valor e informação de forma segura, rastreável, instantânea, a muito baixo custo e livre de entidades centrais monopolizadoras, o conceito relativamente novo de “blockchain” existirá. A pergunta deve ser: sobre qual “blockchain” entre todas é mais apropriado construir? 

Do protocolo original do Bitcoin apresentado por Satoshi Nakamoto em 2008, pode-se afirmar que foi o primeiro a solucionar efetivamente o problema dos generais bizantinos. O Bitcoin é um protocolo minimalista, mas muito eficiente para alcançar consenso em relação ao registro contábil do Bitcoin, ou de qualquer outro ativo que registre em sua rede sem a necessidade de um servidor central. 

Enquanto existirem usuários satisfeitos e nós que competem com poder de computação em troca de uma recompensa, o Bitcoin existirá. No entanto, ao longo do tempo, o algoritmo reduz a recompensa à medida que se atinge o limite de emissão de Bitcoin. Por isso, sem contar com uma valorização excessiva incerta da moeda, o incentivo para a mineração repousa na taxa de transação. Essa taxa que cada transação de Bitcoin paga para ser registrada na blockchain é e será cada vez mais importante para que o Bitcoin seja viável à medida que a emissão tende a zero. 

Se o Bitcoin não alcançar um número suficiente de transações por bloco minerado, a taxa teria que ser muito mais alta para que a mineração seja rentável, o que significa que os protocolos que operam sobre o Bitcoin terão uma margem menor para gerar lucros, o que os desincentiva. A razão pela qual o protocolo Bitcoin-Segwit (BTC) é caro e lento para confirmar transações é seu tamanho de bloco limitado. Um bloco de tamanho limitado significa um número limitado de transações por bloco; essa é a razão pela qual ativos como Golden Notes são inviáveis na rede BTC, pois o tamanho do bloco ficou estacionado em 1MB (+1MB Segwit no momento deste Whitepaper), o que é insuficiente para escalar. 

Manter taxas baixas e uma alta capacidade de transmissão de centenas de milhares de transações por segundo (TPS) é um requisito para todo verdadeiro sistema de dinheiro eletrônico. 

Era necessária, portanto, uma “blockchain” que mantivesse o protocolo original do Bitcoin para sustentar de maneira simples e eficaz um registro contábil distribuído, enquanto permitisse blocos grandes o suficiente para manter as taxas baixas (ou seja, ser competitivo) e um alto volume transacional para suportar o protocolo de registro Golden Notes. Enquanto Golden Notes (tanto como o cripto ativo quanto os demais subprotocolos que funcionam sobre a rede) ganharem tração e forem utilizados em massa, a diminuição da recompensa por bloco minerado não afetará a sustentabilidade do sistema, pois a soma das taxas de uma enorme quantidade de transações por bloco superará os custos da mineração, gerando rentabilidade para que o sistema seja viável. 

O Ethereum oferece um desenvolvimento fácil para qualquer token, mas não oferece estabilidade de protocolo; suas taxas também são altas em comparação com a concorrência, e sua rede processa cerca de 30 TPS no máximo, o que é uma taxa muito baixa para o nível transacional de uma moeda real. Além disso, a mudança decidida de Proof of Work para Proof of Stake como forma de consenso, que obedece mais a um movimento político do que tecnológico, coloca em risco a vida e a estabilidade dos ativos criados nessa rede. 

Outras redes como Tron ou Solana oferecem taxas muito baixas e kits de desenvolvimento relativamente robustos; no entanto, seu protocolo de consenso é baseado em Proof of Stake ou Delegated Proof of Stake. Não é o objetivo deste documento discutir as vantagens tecnológicas de um ou outro método de consenso, mas, em nossa opinião, PoS ou DPoS não fazem muito sentido em teoria monetária. Portanto, embora não se possa descartar uma futura emissão de Golden Notes em alguma dessas redes, ou outras como Binance Smart Chain, que não oferece garantia por sua filiação política, Polygon, Avalanche, Nem, Fantom, etc., todas PoS, enquanto o Proof of Work funcionar da maneira que faz sobre o protocolo Bitcoin, essas não são concorrência para o Bitcoin em relação a onde hospedar o protocolo Golden Notes. 

O dilema energético da PoW que levou muitos provedores de tecnologia blockchain a migrar para PoS e outros protocolos de consenso não é motivo de preocupação ou dúvida para nós. Nós subscrevemos o pensamento de Julian Simon, que disse: “o último recurso é a mente humana e o espírito humano”. Enquanto esses existirem, existirão formas de produção de energia que se sobrepõem a qualquer previsão de escassez energética que possa obrigar a cessar a mineração de dados, ou à lei de Moore; existirão chips cada vez mais eficientes, pequenos e a um custo mais baixo, que permitirão a permanência não apenas do bitcoin, mas de toda forma de processamento de dados que conhecemos atualmente e sem os quais a humanidade retrocederia séculos em produtividade e qualidade de vida. A Prova de Trabalho e o consenso Nakamoto são a solução mais simples para o problema dos generais bizantinos. Nesse sentido, reinventar a roda não é uma virtude, mas uma tolice. 

O subprotocolo de Golden Notes foi, portanto, aninhado sobre o protocolo original do Bitcoin, na rede Bitcoin Satoshi Vision (BSV), que, na data deste documento, tem a capacidade de processar um milhão de TPS, com blocos soft cap (ou seja, ajustáveis a critério dos mineradores) que alcançam 2 Gigabytes e taxas muito baixas. Isso, comparado às 65.000 TPS que Solana pode processar, às 30 TPS do Ethereum ou às 7 TPS que o BTC é capaz de processar, parece uma piada. Além disso, entre todas, é a “blockchain” que preserva com maior fidelidade o protocolo descrito no Whitepaper de Satoshi Nakamoto, simples e eficaz para um sistema de dinheiro eletrônico peer to peer. 

COMPOSIÇÃO DOS ATIVOS SUBJACENTES DO GOLDEN NOTES 

Uma Golden Note equivale ao valor de um grama de ouro, e essa equivalência é distribuída nos ativos subjacentes da seguinte forma: 

a) 70% do total é destinado à aquisição de ouro 99,99% certificado com SKR, que será a reserva de valor. Este volume de ouro está protegido em instituições securitizadoras e bancos custodiante de ouro na Suíça, Bélgica, Reino Unido, Brasil, Uruguai e Países Baixos. 

Esses fluxos de ouro adquiridos de reservas antigas já lingotados ou gerados através da recuperação de resíduos ou rejeitos minerais contaminantes de antigas minas serão cunhados em moedas e lingotes de ouro certificados com 99,99% de pureza como reserva de valor e numismática comemorativa da emissão. Os depósitos em instituições custodiais serão monitorados por meio de chips RFID e/ou outros sensores (que permitam o rastreamento geo-satelital e a detecção de mudanças de temperatura e umidade para monitorar constantemente os parâmetros físicos do metal), auditados e certificados por instituições externas que emitirã certificações periódicas. 

b) 13% do valor total será usado para recuperar solos contaminados com rejeitos minerais antigos que estão inativos há muito tempo e geram resíduos lixiviados e pluviais de enorme perigo para o ecossistema. Este fluxo será utilizado para realizar estudos de prospecção, exploração e certificação de superfícies mineradoras que permitirão emissões futuras de Golden Notes. Os minerais gerados através desse processo serão recuperados com tecnologia eficiente de mineração sustentável para separar a terra, água e minerais contaminantes dos metais ferrosos e metais preciosos, obtendo ouro e outros minerais que serão convertidos em ativos digitais na plataforma de investimentos Golden Notes Blockchain, criando tokens do que efetivamente for obtido do capital natural recuperado. Dessa forma, gera-se um macro-sistema de tokenização com contratos inteligentes baseados em recursos da economia real, reduzindo o impacto ambiental negativo. Essas externalidades positivas do capital natural e a tokenização de ativos da economia real são um super-agregador de valor e geram oportunidades para criar tokens relativos a outras atividades humanas no futuro. 

Através deste sistema, cumpriremos todos os objetivos de desenvolvimento sustentável impostos, permitindo recuperar ecossistemas e eliminar contaminantes nos solos, além de revalorizar as áreas afetadas. Os depósitos de minerais devidamente certificados estarão sob a guarda das instituições custodiais e servirão como colateral subjacente adicional para a tokenização de outros ativos da economia real em processos de geração de token de prata, token de cobre, token de soja, token de frutas, token de árvores, token de vinho, token de cashback, token imobiliário, token de energia, token de casa, etc.; permitindo desenvolver contratos inteligentes com tokens fungíveis e não fungíveis, co-gerando um sistema virtuoso de economias baseadas em recursos reais que poderão ser trocados proativamente e negociados através de contratos inteligentes em uma janela de tempo. 

c) 11% do valor de cada Golden Note será investido na geração de energias renováveis baseadas em quatro fontes energéticas estratégicas: hidrogênio verde a partir de águas cinzas já consumidas pelo ser humano; waste to energy através da separação de resíduos industriais e agrícolas para depois gerar energia, biocombustíveis e fertilizantes orgânicos para melhorar o bioma dos solos. Produziremos energia solar, microgeração hidrelétrica e eólica em nosso ecossistema. 

Golden Notes gerará a energia necessária para garantir sua transacionalidade na rede Bitcoin com tecnologia não poluente, sempre que possível, e a baixo custo, otimizando os recursos e recuperando o capital natural, enquanto fornece energia para a rede sobre a qual opera. 

Resolvemos o dilema do consumo energético da rede de mineração de dados do Bitcoin, através de um Fundo financiador de startups energéticas que investe em pesquisa, desenvolvimento e geração de energia renovável em uma quantidade maior do que a utilizada pela mineração de dados necessária para o protocolo que usamos nas transações de Golden Notes. A operação do Golden Notes fará parte de um processo de economia circular colaborativa que não polui e gera de forma limpa a energia que o sistema consome para a troca entre pares e a produção de ouro a partir de rejeitos minerais. 

d) 6% do valor total de cada Golden Note será utilizado para o desenvolvimento do macro-sistema integrado de software, infraestrutura de hardware, a consolidação do capital humano, capacitação permanente das equipes de co-gestão estratégica e os custos das plataformas que sustentam o Golden Notes: 

● A plataforma emissora, custodiante e transmissora de Golden Notes em livre intercâmbio entre pares. 

● A plataforma que registra e certifica todos os procedimentos de administração e co-gestão do macro-sistema nos processos apresentados no White Paper, a custódia de ouro, a certificação dos superficiários mineradores, a auditoria do cumprimento do White Paper, das instituições securitizadoras por entidades que certificam e custódia os ativos. 

● Uma plataforma para tokenização de investimentos em ativos digitais intangíveis da economia real que emite tokens com contratos inteligentes assinados pelos usuários com suas chaves privadas na plataforma privada Golden Notes para sua execução livre entre pares. Alguns dos tokens em avaliação: token de energia, token de resíduos, token de metais, token de cashback de intercâmbio, token de influenciadores, token de entretenimento, token agrícola, além das futuras parcerias com instituições que, através do Golden Notes, Golden Tokens e os Golden Smart-contracts, poderão criar seus tokens fungíveis ou não fungíveis de livre intercâmbio com ativos da economia real. 

● A plataforma Golden Market Merchant que permitirá o intercâmbio com Golden Notes como meio de troca e padrão de valor para a interação entre fornecedores de bens, serviços e/ou produtos e seus respectivos demandantes em um mercado livre. 

GOLDEN NOTES PLATAFORMA BASEADA EM BLOCKCHAIN 

Golden Notes, a plataforma desenvolvida pela Golden Notes SAS, startup de software blockchain lançada no mercado pela Golden Notes LLC, cria acordos certificados com assinaturas digitais indeléveis em contratos inteligentes, assim como tokens fungíveis e não fungíveis para diversos setores da indústria e da economia, cujo colateral subjacente são os Golden Notes. 

A tokenização será aplicável a ativos físicos da economia real ou contratos futuros de produtos, bens e serviços com pagamentos acordados, como por exemplo, pela venda de energia, produtos agrícolas, metros quadrados de terra + projetos, serviços de telecomunicações, cashbacks de pagamentos com descontos do macro-sistema e contratos de venda de bens e serviços já certificados com garantia de pagamento futuro, que em todos os casos têm como contrapartida de garantia o colateral subjacente Golden Notes e a troca livre na plataforma desses tokens, que geram oportunidades para a economia colaborativa. 

Golden Notes é uma plataforma que compreende uma era onde a internet das coisas, “big data” e a inteligência aplicada ao pensamento lateral geram novos modelos distópicos e oportunidades para potencializar as capacidades das pessoas sem afetar sua liberdade de escolha nem violar sua privacidade, gerando crescimento econômico e bem-estar geral, renunciando à tentação que a enorme capacidade de controle dessas tecnologias oferece aos modernos planejadores centrais. 

O padrão de valor Golden Notes é, para o usuário, um meio de interagir na rede distribuída onde a tomada de decisões é pessoal, privada e livre dentro de um marco ético, acessível a todos, reduzindo a necessidade de intermediários, o que potencializa a possibilidade de retribuição direta do consumidor ao fornecedor do serviço, mantendo as características típicas do mercado livre. 

Esse paradigma alcança simetria e rastreabilidade da informação, uma vez que os dados na blockchain são auditáveis para todos os participantes, o que reduz a 

necessidade de terceiros que centralizam o processo, e gera enormes oportunidades para a implementação de novos mercados que explorem IoT, “Big Data” e redes neurais. 

Promovemos que o padrão de preços retorne gradualmente ao padrão-ouro, em setores importantes da sociedade, em um mercado limpo e livre de manipulação. 

Um título valor digital negociável construído sobre a rede transacional do Bitcoin (BSV), que, por meio do consenso Nakamoto e da prova de trabalho, permite a troca instantânea entre pares sem a necessidade do "homem do meio", e usando o valor intrínseco do ouro certificado digitalmente como a única fonte de confiança transacional entre seres livres, que concordam privadamente com as condições mais justas para suas interações comerciais. 

Golden Notes, como reserva de valor sustentada pelo ouro como ativo subjacente, oferece estabilidade, segurança e confiança. 

Golden Notes é transferível, divisível, conservável, estável, durável, fungível, unidade de conta, meio de troca, reserva de valor e instrumento útil para a troca comercial privada. 

Golden Notes Digital Asset for Financial Freedom / Private Peer-to-Peer Barter Instrument / Mean of Exchange based on Gold. 

bottom of page